a minha casinha #11

Aqui pelo quintal da minha casinha, rosas a florir… já apresentei os animais da quinta, agora é a vez da mobília, onde refasteladamente vou assistindo a alguns filmes primaveris: Go Go Tales, de Abel Ferrara, passado inteiramente dentro de uma casa de alterne, gerida segundo príncipios de gestão adequados ao negócio em causa “liberdade de expressão, criatividade, paixão, amor pelo outro”. O tom semi cacofónico é rematado com um patético e formal discurso final. Hilariante mesmo é o tema musical que encerra o filme “ok you creeps, you get yourselves up here and jerk off”, porque quanto ao resto, de comédia só o projecto…

The Savages, já de 2007, sobre um casal de irmãos que se vê confrontado com a demencia do velho pai que um dia decide reendireitar a história com recurso a dedos, merda e paredes de casa de banho. Em tom grave sobre os cuidados à terceira idade, a culpa, o remorso, o pragamtismo das vidas comuns e cheias de coisas tortas, não deixa de contudo apresentar doses maciças de compaixão e não é daquela que se compra no supermercado, basta ver a cena final…

O velho ranzinza do filme anterior fez-me lembrar um outro, absolutamente cínico, o avô de Miss Little Sunshine, que inconvenientemente – como sempre foi – morre a meio da viagem da família Hoover ao concurso de beleza para crianças. Uma gema absoluta de comédia, mas não só. E por falar em hilariante, o tremendo MASH do Robert Altman, quase Montyiano de tanto absurdo, acerca da vida num hospital de campanha americano na guerra da Coreia, onde se pratica tudo o que é políticamente incorrecto.

Para terminar, um filme intrigante, I Served the King of England de Jiri Menzel, a Checoslováquia ainda a ajustar contas com a história, através de um criado de servir à mesa que sonha ser milionário. Se há filme que consegue chegar-se à infilmável insustentável leveza esse é este, que exala Kundera por todos os poros.

Share: Facebook, Twitter, Pinterest

Comments:

A.
May 7, 2009

ADOREI ESTA FOTOOOOOOOOOOOOO

lion
May 7, 2009

Nice colour, the blanket, to enjoy good films in a swing chair:) Kundera and " the unbeareable ligthness of the being" Good book and nice film

Leave a Comment: