How to make a book with Steidl

[youtube 8McHbjaxpbA 620 380]

Göttingen, Düsteren Straße 4. Num antigo edifício de uma editora, Gerhard Steidl, impressor e editor independente, fundou há quarenta anos uma das mais reconhecidas editoras de design do mundo. Através dos seus álbuns de fotografia arrojados, a Steidl transformou-se num dos nomes mais sonantes entre as editoras.
Em ritmo apressado, em nome do design editorial, Gerhard Steidl viaja à volta do globo: vinte reuniões em quatro dias entre Göttingen, Paris, Los Angeles e Nova Escócia, são normais para ele. Visita ateliês e livrarias de todo o mundo, encontra-se com Karl Lagerfeld todas as semanas em Paris para falar sobre o novo catálogo da Chanel e até para o deserto viajaria, caso lá encontrasse um bom projecto. De volta a Göttingen levanta-se por volta das cinco da manhã para assistir à mudança de turno na tipografia e para poder controlar pessoalmente as roldanas da máquina de impressão. Este documentário mostra o agitado editor junto de fotógrafos e artistas, dá a conhecer um pouco da arte da impressão e acompanha o processo de formação do projecto “iDubai” de Joel Sternfeld desde os primeiros esboços do layout até ao livro impresso.


Este documentário passa amanhã às 19.00 no S. Jorge, no âmbito do “Kino 2011” mostra do cinema alemão que decorre em Lisboa.

Share: Facebook, Twitter, Pinterest

Leave a Comment: