ID @Centro Cultural Emmerico Nunes


Inaugura dia 6 deste mês no Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines, esse lugar onde tem havido uma bela história com a fotografia portuguesa, a exposição ID, série fotográfica onde se mistura biografia pessoal e do lugar, passado e presente, símbolo, ícone e signo, realidade e ficção. Um trecho da folha de sala:

Se por um lado, o título deste trabalho “Id” remete para noções de identidade questionadas e construídas a partir de tão diferentes domínios, por outro lado, o “Id” é também um termo da Psicologia, cunhado pelo pai da disciplina – Sigmund Freud – para referir um campo da consciência, o qual parece funcionar através da produção de imagens, não sendo dimensionado nem pela realidade nem pelo tempo, reelaborando o passado e o futuro numa dimensão única vivida como o presente. É nesse território que parece residir toda a semente de possibilidade do indivíduo, contudo uma vez que o seu conteúdo tende a permanecer inconsciente, as deambulações sobre o mesmo tendem a assumir um carácter especulativo, de contornos metafísicos, místicos, quiçá espirituais, as mais das vezes expressas através de conteúdos de elevado simbolismo.
 
Mas esse conceito freudiano parece remeter-nos também para uma sobreposição temporal da História. Georges Didi-Huberman, referindo-se a estudos sobre Aby Warburg, fala-nos de formas sobreviventes, uma sobrevivência que é sintomática, fantasmagórica, ressalvando contudo que essas formas não se tratam de fósseis vivos, de formas retrogressivas, mas de heterocronias, de tempos distintos que se sobrepõem no objeto, na imagem, que remetem para um passado que está detido no presente. Warburg sugere que o símbolo, a imagem simbólica – e, de forma mais ampliada, as práticas simbólicas –, materializando e condensando essa tensão entre o passado e o presente, quebram a linha do tempo, da História, mostrando-nos que o passado nunca é um tempo concluído e definitivo.”

Local: Centro Cultural Emmerico Nunes – Sines
Datas: 6 Outubro – 23 Dezembro
Horários: Segunda a Sábado: das 14h às 18h; Encerra Domingos e Feriados

Share: Facebook, Twitter, Pinterest

Leave a Comment: